top of page

Os imigrantes dos Estados Unidos fundaram a primeira igreja batista do Brasil. Na foto a Capela do Campo, no Cemitério do Campo em Santa Bárbara d'Oeste.

História da denominação Batista

 

A história academicamente aceita sobre a origem das Igrejas Batistas é seu surgimento como um grupo de dissidentes ingleses no século XVII. A primeira igreja batista nasceu quando um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa em 1608, liderados por John Smyth, um clérigo e Thomas Helwys, um advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrinas batistas. John Smyth discordava da política e de alguns pontos da doutrina da Igreja Anglicana da qual ele era pastor após uma aproximação com os menonitas e, examinando a Bíblia, creu na necessidade de batizar-se com consciência e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja batista organizada. Até então, o batismo não era por imersão, só os batistas particulares, por volta de 1642, adotaram oficialmente essa prática tornando-se comum depois a todos os batistas. A primeira confissão dos particulares, a Confissão de Londres de 1644, também foi a primeira a defender o imersionismo no batismo.

 

Origem dos Batistas

Há pelo menos três correntes, mas a mais aceita é de que os Batistas tiveram origem no século XVII, entre os ingleses. Na segunda metade do século XVI , pequenos grupos de puritanos tornaram-se impacientes em relação à reforma dentro da igreja Anglicana.

Finalmente, romperam com a igreja oficial da Inglaterra, tornando – se conhecidos como separatistas. Aqueles entre eles que acreditavam no batismo só de crentes tornaram-se os pioneiros do que, finalmente, veio a tornar-se uma denominação separada, com o nome de batistas. Esses puritanos também defendiam a forma de governo eclesiástico democrático, um outro típico princípio batista. John Smith, anteriormente pregador anglicano de Lincoln, na Inglaterra, tornou-se um ministro separatista. Em 1694 a Primeira Igreja Batista do mundo. Os anos entre 1640 e 1660 foram de grande ênfase das igrejas batistas, e desenvolvimento. A liberdade religiosa tornou-se uma grande ênfase das igrejas batistas, e muitos crentes batistas foram aprisionados ou tiveram seus bens confiscados.

John Bunyan ( Autor de O Peregrino) foi um deles, confinado 12 anos em prisões. O ímpeto reavivalista e de missões entre os batistas deveu-se a Adoniram Judson e William Care em especial.

 

Os Batistas no Brasil

Em 1882 , quando foi organizada a Primeira Igreja Batista do Brasil , em Salvador (BA) voltada para evangelização do Brasil, já existiam outras duas igrejas batistas organizadas por imigrantes americanos, uma em Santa Bárbara do Oeste e outra em Americana , SP. Os casais de missionários norte americanos, recém chegados ao Brasil, William Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros e Zacharias C. Taylor, Kate S. Crawford, auxiliados pelo ex- padre Antônio Teixeira de Albuquerque, batizado em Santa Bárbara do Oeste, decidiram iniciar sua missão em Salvador, Bahia , então com 250.000 habitantes. A igreja lá foi organizada em 15 de outubro de 1882. Em 1907 foi organizada a Convenção Batista Brasileira e muitas entidades da CBB como Junta de Missões Mundiais e Junta de Missões Nacionais e seminários . Hoje somos em 1 milhão de membros , em 6.000 igrejas, 4.000 congregações , e 7.000 pastores e 9.000 seminaristas para a glória de Deus em 30 convenções estaduais / regionais filiadas a CBB!.

bottom of page